A vasectomia é um procedimento cirúrgico que consiste em um corte dos ductos deferentes, que são canais que conduzem os espermatozóides fabricados nos testículos e que formam o sêmen.
Através da cirurgia de vasectomia, há a inviabilização de espermatozoides na ejaculação, tornando o homem estéril mas não interferindo de modo algum na sua produção de hormônios nem na sua virilidade.
Como é feita a cirurgia de vasectomia
Antes de recorrer a cirurgia o paciente deve ser atendido por um urologista. Através disso, o médico pode identificar fatores de risco e evitar complicações na cirurgia de vasectomia.
O procedimento é simples e pode durar entre 30 a 60 minutos. É feita uma incisão de 1 ou 2 cm na bolsa escrotal para que se possa interromper a passagem de espermatozoides pelos ductos deferentes, e não existe necessidade de retirada dos pontos da pele – são absorvidos pelo próprio organismo.
Cuidados após a cirurgia de vasectomia
O paciente pode sentir algum desconforto leve e é necessário descanso por um ou dois dias, contudo há uma rápida recuperação e alguns homens voltam às suas atividades no mesmo dia.
É necessário manter a área da incisão seca e limpa, evitar atividades físicas e relações sexuais por uma semana.
Importante salientar a necessidade de um método anticoncepcional durante os 90 dias após o procedimento cirúrgico, pois podem existir espermatozoides ainda vivos no interior dos ductos deferentes. Antes de parar com o método contraceptivo, é importante realizar um espermograma para garantir que não sobraram espermatozoides.
Mitos e verdades
Ao contrário de que muitos homens pensam, a cirurgia de vasectomia não afeta o desempenho sexual nem mesmo a libido.
A vasectomia é segura e eficaz, mas não protege o indivíduo da transmissão e contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
Existe falha de vasectomia?
Sim, todos os métodos contraceptivos têm algum risco de falha, incluindo anticoncepcionais orais (pílula), DIU ou ligadura tubária (laqueadura). Entretanto, o risco estimado de falha da vasectomia é considerado muito baixo, aproximadamente 1 em cada 2.000 procedimentos.
Cirurgia reversível
A cirurgia de vasectomia pode ser desfeita, porém a taxa de sucesso da reversão varia de homem para homem e não existe garantia de sucesso para a reversão. Deve ser, portanto, considerada um procedimento definitivo.
Essas taxas são maiores quanto menor for o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão. Homens que já realizaram o procedimento há mais de 5 anos tem menores taxas de sucesso.
Quando realizar o procedimento?
O momento ideal para realizar a vasectomia é quando o indivíduo já tenha uma família constituída e não pretende mais ter filhos. É recomendada para homens acima dos trinta anos tendo um planejamento familiar constituído em acordo com a companheira.
Pacote de vasectomia particular: R$2.000,00.