UROCENTRO - Clínica de Urologia: Rua Portugal, 307 - São Francisco Curitiba-PR - CEP 80510280

  • (41) 3121-2626

Cirurgias - Cirurgias robóticas

A cirurgia robótica é um procedimento considerado menos invasivo realizado com a ajuda avançada da tecnologia. O sistema de cirurgia robótica conta com o auxílio do robô Da Vinci®, um sofisticado robô cirúrgico que permite realizar procedimentos com imagens tridimensionais, controle e precisão de movimentos.

 

Usando essa ferramenta tecnológica, é possível realizar cirurgias com grande precisão dos movimentos, além de uma visão de alta definição em 3D, que possibilita ao cirurgião uma identificação clara dos tecidos durante o procedimento. Com a cirurgia robótica o procedimento é feito através de uma pequena incisão, diferente da cirurgia convencional que envolve um corte maior. Na cirurgia da próstata por exemplo, o uso do robô Da Vinci® permite ótima visão das estruturas que estão próximas à próstata (como vasos sanguíneos, músculos, nervos) permitido que seja feita a remoção da próstata com a preservação do máximo dos tecidos que passam ao seu redor.

 

 

O robô Da Vinci® é controlado pelo médico cirurgião que fica em um console com um computador dentro da sala de cirurgia e controla e executa os movimentos dos braços robóticos.

 

 

As vantagens da cirurgia robótica são diversas, incluindo:

- Imagens de alta definição;
- Menos perda de sangue;
- Cortes menores;
- Recuperação mais rápida e menos tempo de internação.

 

 

 

Várias cirurgias podem ser realizadas pelo robô Da Vinci®, como a prostatectomia robótica, indicada para o tratamento de câncer de próstata e a nefrectomia radical ou parcial robótica, direcionada para tratamento de doenças nos rins.

 

prostatectomia robótica consiste na retirada total da próstata para tratamento de tumores prostáticos.

Já a nefrectomia parcial robótica é a retirada parcial de um rim e a nefrectomia radical é a retirada total do rim.

 

Para maiores explicações sobre procedimentos cirúrgicos marque uma consulta com o Dr Eduardo Gerber Wietzikoski e saiba qual método se enquadra melhor para o seu tratamento.