UROCENTRO - Clínica de Urologia: Rua Portugal, 307 - São Francisco Curitiba-PR - CEP 80510280

  • (41) 3121-2626

Cirurgias - Cirurgias de próstata com LASER

Durante a vida adulta, a próstata (uma glândula localizada abaixo da bexiga nos homens e que tem função de produzir parte do liquido da ejaculação) pode ter um aumento de volume progressivo com o passar dos anos.

Esse aumento não é considerado um precursor do câncer de próstata, é um aumento benigno natural que ocorre em grande parte dos homens. A bexiga faz seu esvaziamento da urina através de um canal chamado uretra. Em seus primeiros centímetros a uretra passa pelo interior da próstata. Com o aumento progressivo do volume da próstata pode ser que a uretra sofra uma compressão e consequentemente a bexiga apresente dificuldades para esvaziar totalmente a urina armazenada em seu interior, com fluxo urinário diminuído e sintomas variados ao urinar. Veja a figura abaixo:

 

 

 

Alguns métodos minimamente invasivos (endoscópicos, sem cortes) foram desenvolvidos para o tratamento da hiperplasia prostática benigna e foram um grande avanço no tratamento da próstata nas últimas décadas. Vários métodos foram apresentados nos últimos anos: abaixo alguns métodos utilizados mundialmente, aprovados para uso com segurança pelas agências reguladoras de saúde americana, europeia e brasileira.

 

Cirurgia de próstata

   A lógica da cirurgia de próstata consiste em alargar o local da obstrução da uretra sem retirar toda a próstata (diferente dos casos de câncer de próstata em que se retira toda a próstata), o que faz com que os nervos que são responsáveis pela ereção sejam preservados pelo procedimento, o que em sua grande maioria preserva a função da ereção após a cirurgia.

   Como a próstata participa do processo de ejaculação, qualquer método utilizado para tratamento da hiperplasia prostática (incluindo os medicamentos) podem causar diminuição ou ausência do liquido durante a ejaculação, geralmente sem alteração da sensação do orgasmo. Essa situação, conhecida como ejaculação retrógrada, não traz perigo ou dano ao paciente, mas deve ser discutido antes do tratamento pois pode alterar a fertilidade em pacientes que ainda tem intenção de ter filhos.

 

 

GreenLight™ Laser – Cirurgia de próstata com laser

   A cirurgia de próstata com laser (GreenLight™ Laser – Laser verde) é um procedimento endoscópico (sem cortes) utilizado para tratamento da hiperplasia prostática benigna para próstatas com aumento leve a moderado no volume. Através de endoscopia com material de fino calibre o médico urologista utiliza uma fibra de laser que vaporiza as células prostáticas ao mesmo tempo que realiza uma coagulação bastante efetiva no tecido da próstata.

Pelas características do laser verde (GreenLight™) ocorre mínimo sangramento durante a cirurgia de próstata, permitindo que seja realizado inclusive em pacientes utilizando anticoagulantes.

 

 

A vantagem da utilização do GreenLight™ Laser consiste na rápida recuperação, com internação de curta duração (por vezes permitindo alta no mesmo dia do procedimento cirúrgico), alívio rápido dos sintomas, melhora do fluxo urinário e retorno rápido ao trabalho, permitindo um impacto mínimo pela realização do procedimento na vida do paciente.

 

 

 

Para uma melhor avaliação do procedimento veja o vídeo abaixo:

 

 

Holmium Laser Enucleation of the Prostate (HoLEP)

 

   A retirada da próstata com Holmium Laser (Holep) consiste em um tratamento minimamente invasivo sem cortes para a hiperplasia prostática. Semelhante no princípio de realização aos outros procedimentos descritos aqui, difere dos demais por ter sua realização possível em próstatas com grande aumento de volume, mudando as indicações de cirurgia aberta realizadas anteriormente, permitindo cirurgias sem cortes para próstata maiores que 80g.

A diferença principal do Holmium Laser com relação aos demais métodos endoscópicos está na maneira de retirada da próstata responsável por obstruir a bexiga durante a micção. Ao invés de vaporizar o tecido, a técnica utilizada no Holep permite que o tecido seja retirado em porções grandes com uso do laser Holmium de 100W de potência. Veja a figura e o vídeo abaixo:

 

 

 

Assim como o GreenLight™ laser, a recuperação do Holep é bastante rápida, com mínimo sangramento e possibilidade de alta hospitalar no dia seguinte e retorno ao trabalho com alívio rápido dos sintomas urinários após o procedimento. Além disso, o tecido da próstata retirado durante o procedimento pode ser enviado para biópsia e avaliação após a cirurgia.

 

Ressecção Endoscópica da Próstata

A cirurgia de ressecção da próstata por via endoscópica utilizando eletrocautério é um procedimento tradicional e bem estabelecido para alívio dos sintomas urinários causados pela hiperplasia prostática. Por ser o método mais antigo, também é o mais estudado e é considerado seguro e efetivo, embora sua recuperação, chance de complicações e sangramento (que são baixas) tenham diferença quando comparado ao uso de laser. A ressecção da próstata é conhecida popularmente como “raspagem da próstata” e consiste em se realizar um procedimento sem cortes com retirada de pequenos fragmentos da próstata através de uma alça de ressecção acionada por um eletrocautério. O tempo de internação pode variar de 2 a 3 dias.

 

 

Para maiores explicações, detalhamento dos procedimentos cirúrgicos e avaliação do método que melhor se enquadra para o seu caso marque uma consulta com o Dr Eduardo Gerber Wietzikoski pelo telefone (41) 3121-2626.